Voltar para a 1ª página
Programa Dedo de Prosa na TV

O Dedo de Prosa, primeiro programa da televisão brasileira voltado para os cidadãos da terceira idade, completará 12 anos no ar em setembro de 2012.

Apresentado pelo jornalista Juarez Elisiário é transmitido ao vivo, sábado, de 14 às 15 horas, na TV Horizonte, de Belo Horizonte, TV Horizonte Educativa de Sabará e Caeté (Expansão em 2009) e domingo, de 16 às 17 horas pela TV Nazaré, de Belém do Pará.

É produzido pela Dedo de Prosa Produções e tornou-se referência na televisão brasileira por ser uma opção de entretenimento e espaço de discussões sobre o envelhecimento ativo da população. 

O programa reúne semanalmente na plateia, integrantes de grupos de convivência de terceira idade. Caravanas de mais de 200 cidades do interior de Minas Gerais e de outros estados como Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amapá, Bahia e Paraíba, já participaram do programa.

O Dedo de Prosa mantém quadros variados como Estatuto do Idoso, Dedo de Prosa Informa, dicas de saúde, sorteios, atrações culturais, entrevistas, e muita interatividade com o telespectador.

 

   

 

 

 

 

PROJETO COLCHA DA FRATERNIDADE

O quadro de maior sucesso do programa Dedo de Prosa é a “Colcha da Fraternidade”. Inicialmente, a proposta do quadro era de valorizar uma atividade comum dos idosos, sobretudo das mulheres idosas, que é a prática do tricô. 

Em função da crescente quantidade de quadradinhos de tricô enviados ao programa por telespectadores de todas as regiões do Brasil e pela repercussão gerada, o quadro foi remodelado.

Uma professora de tricô e uma integrante do grupo de terceira idade participante do programa, emendam os quadradinhos envidados por idosos de todas as regiões do Brasil, formando assim a colcha de tricô.

Em 2003, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizou a Campanha da Fraternidade, cujo tema despertou a situação das pessoas idosas. Como forma de agradecimento e homenagem à Igreja Católica pela realização desta campanha, foi feita a entrega de uma colcha ao então presidente da CNBB, Dom Geraldo Magela Agnelo.

Outras três colchas foram entregues em mãos ao Papa João Paulo II, ao Arcebispo Metropolitano de BH, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e ao Arcebispo Emérito de Belo Horizonte, Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

A cada programa doamos uma colcha para o grupo participante ou a uma entidade indicada pelos telespectadores. Com este gesto, espera-se provocar junto à comunidade uma maior valorização da entidade beneficiada, além de fornecer um instrumento de captação de algum recurso para assistir várias instituições e grupos de terceira idade. A distribuição das Colchas da Fraternidade continua a cada semana. Indique uma entidade na sua cidade para receber uma Colcha da Fraternidade, ligue e fale com a produção do Dedo de Prosa

Fale com a produção do programa: 
Flávya Pereira – (31) 3413-7507 / 9123-5341
dedodeprosa.tv@uol.com.br 

                                                                                

Dedo de Prosa Produções
Rua Riachuelo, 1452 - Sala 205
Bairro Padre Eustáquio
30720-060 - Belo Horizonte/MG



Telefone: (31) 3413-7507
dedodeprosa.tv@uol.com.br
@dedodeprosabh
facebook.com/dedodeprosa